Canadá: Oficina sobre o Acordo Ortográfico na Universidade de Otava

Publicado em quarta-feira, 21 março 2012 08:30

Uma oficina de trabalho sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vai decorrer a 23 de março na Universidade de Otava, numa iniciativa da secção de português desta universidade e da Coordenação do Ensino Português no Canadá/Instituto Camões.

A ação dirige-se aos professores de português da região de Otava e Gatineau, aos funcionários das Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal e ao público de língua portuguesa na região, sendo orientado por Carlos Gomes da Silva, professor visitante da Universidade de Otava, e Fernanda Contrini Nascimbem.

O programa da oficina de trabalho compreende, além de uma breve nota histórica sobre o Acordo e a sua importância para a internacionalização da língua portuguesa, a sua aplicação no Brasil e em Portugal e nos restantes países que seguem a norma europeia da língua portuguesa.

Aspetos como o uso das letras K, W e Y, a supressão das consoantes mudas, a acentuação das palavras, a hifenização e o uso de maiúsculas e minúsculas serão abordados na oficina de trabalho, na sequência da qual será emitido um certificado aos participantes.