Moçambique: As “Oficinas de Texto Argumentativo” formam professores em Maputo

Publicado em sexta-feira, 15 maio 2015 18:56

O Centro Cultural Português em Maputo, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa/ Camões, I.P. na Universidade Pedagógica em Maputo, realizará, entre os dias 18 e 21 de maio de 2015, as Oficinas de Texto Argumentativo, atividade que constitui a primeira fase do Prémio Eloquência Camões 2015.

Trata-se de uma iniciativa dirigida a professores de Português que será orientada por José António Marques, Leitor do Camões, I.P. na Universidade Pedagógica, e que visa aperfeiçoar técnicas e metodologias pedagógicas que facilitem a orientação dos alunos do ESG 2º ciclo (11ª e 12ª classes) ao longo do processo de escrita dos textos argumentativos.

Os professores das Escolas Secundárias convidadas irão posteriormente trabalhar com os candidatos a elaboração de textos argumentativos que serão submetidos a concurso. Os resultados serão apresentados publicamente na Grande Final, que se realiza dia 28 de agosto.

Participam nesta edição do Prémio Eloquência Camões as seguintes Escolas Secundárias: Armando Emílio Guebuza, Bonifácio Gruveta Massamba, Francisco Manyanga, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine, Polana e Quisse Mavota.

Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.