Portugal: Alimentação tema de concurso de escrita jornalística para apoiar “jovens talentos”

Publicado em terça-feira, 29 janeiro 2013 12:29

Um concurso de escrita intitulado “Food We Want”, destinado a jovens “talentos jornalísticos” e subordinado à problemática da alimentação, está aberto até 23 de março de 2013, promovido pela OIKOS no âmbito de um projeto de Educação para o Desenvolvimento financiado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Os participantes, com idades compreendidas entre os 18 e 26 anos, deverão “escrever um post jornalístico que comunique, de forma profissional, as complexas questões relacionadas com o presente e o futuro da alimentação, tanto a nível global como a nível local”, segundo especifica a Organização não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) OIKOS.

O autor do melhor texto receberá um prémio no valor pecuniário de 3.750 euros, para realizar um estágio remunerado ou para continuar os seus estudos na área da comunicação social.

O desafio que a OIKOS lança aos “jovens interessados em seguir uma carreira nas áreas do jornalismo ou da comunicação ambiental e social” é que o seu texto incida sobre um dos seguintes temas: "Crise Alimentar Global" ou "Mulheres e Agricultura". Serão considerados trabalhos entre 2800 e 3200 carateres que sejam submetidos como resposta a um dos artigos publicados no site http://www.foodwewant.org/.

Os participantes devem residir num dos países onde decorre o concurso (Itália, Portugal, Polónia ou Reino Unido). Ao todo serão premiados quatro vencedores a nível europeu, um por cada país.

Esta iniciativa parte da campanha “Food We Want” e surge no quadro do programa "Time to Seed". O objetivo é “promover soluções comuns e estimular um debate público sobre o presente e o futuro da alimentação, não só para combater diretamente a fome, mas também como um dos fatores decisivos para solucionar outros problemas globais como a pobreza e as alterações climáticas”, salienta a OIKOS.