Moçambique: Companhia Olga Roriz em Maputo

Publicado em sexta-feira, 27 fevereiro 2015 18:30

A Companhia Olga Roriz apresenta em Maputo, no dia 27 de fevereiro de 2015, a partir das 19h, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, os espetáculos “A Sagração da Primavera” e “Present in Progress”, com o apoio da Embaixada de Portugal e do Centro Cultural Português/Camões, I.P.

Olga Roriz é um dos pilares da cultura portuguesa das últimas quatro décadas. Do seu percurso artístico constam uma centena de peças sendo algumas delas já consideradas património cultural do país.

A apresentação dos recentes trabalhos “A Sagração da Primavera” e “Present in Progress”, da Companhia Olga Roriz, tem como objetivo difundir e alargar a visibilidade de uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea portuguesa e divulgar o poderoso trabalho da mais premiada e reconhecida coreógrafa portuguesa ao público moçambicano.

"Present in Progress" é um espetáculo partilhado entre a bailarina e coreógrafa Olga Roriz e o artista plástico João Raposo, numa viagem pictórica e musical. Estreado em fevereiro de 2012, é um encontro de dois gestos distintos, a dança e a pintura. Juntos, pintor e coreógrafa dialogam na sua solidão. A música é a única ligação entre eles, espacial e temporal.

Olga Roriz, após 39 anos de carreira como intérprete e 9 solos criados, lança-se a um duplo desafio. A revisitação de uma obra maior como é "A Sagração da Primavera" e a insistência da sua longevidade como bailarina e intérprete, a qual tem transmitido pelo seu próprio corpo o seu legado coreográfico e artístico e persiste em construir, desenvolver e partilhar com o público a sua presença gestual e interpretativa ímpar.