China: Estudantes de português aderem à iniciativa “Onda Pina – A Poesia em Movimento”

Publicado em quarta-feira, 19 novembro 2014 17:20

Por ocasião do 71º aniversário de nascimento de Manuel António Pina, a 18 de novembro de 2014, os alunos da licenciatura em língua portuguesa na Universidade de Comunicação da China dedicaram o dia a atividades de leitura e análise de textos poéticos do autor, integradas na iniciativa “Onda Pina – A Poesia em Movimento”.

Depois de uma breve apresentação da vida e obra do jornalista e escritor português, distinguido em 2011 com o Prémio Camões, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da sua produção e de declamar alguns dos seus poemas, destacando-se o particular interesse que lhes mereceu o poema Theo.

As atividades tiveram como palco o Centro de Língua Portuguesa e um espaço tipicamente chinês - e que, pela sua disposição, muito se assemelha a um coreto - à entrada do edifício da faculdade.

“Onda Pina – A Poesia em Movimento é uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que homenageia Manuel António Pina. Falecido em 2012, deixou uma obra singular no campo da poesia, da crónica, da literatura infanto-juvenil e do teatro.

Escolas, bibliotecas e universidades, em Portugal e no estrangeiro, foram convidadas a aderir à “Onda Pina” através da leitura de poemas ou da realização de outras atividades que tenham por base a vida/obra do autor.