ONGD Girl Move – Encontro com Vice-Presidente do Camões, I.P

Publicado em terça-feira, 14 fevereiro 2017 16:13

No âmbito da deslocação a Moçambique do Vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, teve lugar no dia 7 de fevereiro, em Nampula, um encontro com a ONGD portuguesa Girl Move. O Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, participou igualmente na visita.

Neste encontro com a Girl Move, algumas jovens moçambicanas partilharam as suas experiências nos projetos Academia de Liderança e Mwarusi, nomeadamente sobre os estágios realizados em Portugal no final do ano passado.

O projeto "Academia de Liderança" acredita no enorme potencial da educação e da promoção de competências de Liderança e Empreendedorismo Social e no efeito multiplicador da educação de jovens mulheres, oferecendo por isso um Programa Avançado de Liderança e Empreendedorismo Social em Nampula, pioneiro a nível mundial. Dirige-se a jovens mulheres moçambicanas recém-licenciadas, ou em fase de conclusão da licenciatura, com potencial de liderança e que revelam uma forte vontade de ser elemento de mudança e desenvolvimento social. A "Academia de Liderança" tem a duração de 18 meses.

O projeto "Mwarusi" é um projeto-piloto inovador que apoia jovens raparigas, na 5.ª, na 6.ª e na 7.ª classes e que vivem em condições de potencial vulnerabilidade, no bairro de Marrere, em Nampula, as quais, experimentam de forma desproporcional altas taxas de abandono escolar, casamento e gravidez precoces e violência de género. Como tal, são-lhes negados os direitos humanos básicos e a oportunidade de atingir em pleno o seu potencial humano. O projeto é liderado por jovens finalistas universitárias, participantes da "Academia de Liderança" da Girl Move.