PACED apoia Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe na instalação de rede informática

Publicado em quinta-feira, 21 maio 2020 17:53

Decorreu, no dia 19 de maio de 2020, a inauguração da rede informática com acesso à internet da Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, instalada com o apoio do PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste.

 

Na cerimónia virtual de inauguração participaram a Chefe de Delegação da União Europeia no Gabão, o Coordenador do Gabinete do Ordenador Nacional do FED de São Tomé e Príncipe, a Diretora da Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, o Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Portugal, a Diretora Nacional do Laboratório de Polícia Científica de Portugal, o Técnico Superior do Camões I.P. responsável pelo projeto e o Coordenador-geral do PACED.

A nova estrutura informática garante o acesso à internet da Polícia Judiciária e do Laboratório de Polícia Científica, fortalecendo redes de colaboração e partilha essenciais, sobretudo num momento em que os meios de comunicação online assumem particular relevo face às medidas de contingência instituídas devido à COVID-19.

A atividade inscreve-se num apoio mais amplo do PACED à Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, que já garantiu a entrega de duas motorizadas e diverso material de laboratório e que será concluído com a chegada a curto prazo de uma cabine de cianoacrilato (para revelação de impressões digitais) e outros equipamentos.

Recorde-se que a primeira fase da assistência técnica a este Laboratório decorreu em fevereiro de 2020, em parceria com a Polícia Judiciária portuguesa, apoiada pelo PACED. Além dos trabalhos de instalação da primeira parcela do material, a assistência técnica garantiu a consolidação de conhecimentos de elementos daquele órgão de polícia criminal. A segunda fase desta assistência técnica terá início a breve trecho, com a realização de uma formação à distância ministrada pela Polícia Judiciária portuguesa.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

Com duração até dezembro de 2020, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.), dos quais 8,05 milhões de euros administrados diretamente pelo Camões, I.P..