PACED participa no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais

Publicado em sexta-feira, 17 setembro 2021 16:50

No âmbito do XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e do 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, no dia 16 de setembro de 2021, o Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED) participou no grupo de trabalho dedicado à temática «Reinventar a formação judicial?».

 

Nesta sessão, orientada por Conceição Gomes, do Centro de Estudos Sociais e por Luzia Bebiana Sebastião, da Universidade Agostinho Neto, o coordenador do PACED, João Pedro Campos, focou a sua apresentação nas novas dinâmicas impulsionadas pela formação de formadores nos diferentes países parceiros do projeto.

São já mais de 2287 os quadros nacionais formados nas temáticas do PACED, 6344 participantes nas diferentes conferências e seminários e foi constituída a bolsa formadores na área penal que conta com 44 novos formadores e que já está a ser utilizada por outros parceiros nacionais e internacionais.

O XIV CONLAB, organizado pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa e pelo Centros de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, inicialmente calendarizado para 2020, quando se celebrariam os 30 anos sobre a data do primeiro encontro que reuniu investigadores do espaço luso-afro-brasileiro, a que mais tarde se juntou Timor-Leste, decorre entre 15 e 17 de setembro de 2021, em Coimbra, Portugal, sob o lema "Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento".

Com duração até dezembro de 2021, o PACED (www.paced-paloptl.com) dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, e cofinanciado e gerido pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.