PAISE | Livro de Atas do Seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”

Publicado em sexta-feira, 16 abril 2021 17:50

No âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), decorreu, no passado em novembro de 2020, o Seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”. Esta ação teve como objetivo principal a partilha de experiências sobre a Formação Inicial de Professores (FIP) desenvolvida no Ensino Superior em diferentes países, assim como debater possibilidades de intervenção para a sua melhoria, em concreto em São Tomé e Príncipe, e incentivar uma reflexão sobre teorias e práticas, assentes em investigação e na vasta literatura publicada internacionalmente, sobre como se constroem percursos de formação capazes de promover o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores e, consequentemente, a melhoria da qualidade educativa.

Deste evento resultou a publicação do Livro de Atas do Seminário publicado pela editora da Universidade de Aveiro - UA Editora, disponível no repositório institucional da Universidade de Aveiro bem como no site do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).

Este Livro de Atas integra a compilação das intervenções e mesas-redondas do seminário, bem como as sínteses e conclusões de cada um dos dias de seminário organizadas de acordo com o programa do evento. Inclui, também, uma curta narrativa testemunhal dos discursos da sessão de abertura e a análise dos dados recolhidos através de um questionário de avaliação do seminário, que foi distribuído a todos os participantes.

O PAISE-STP é financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., envolvendo instituições de STP (Ministério da Educação e Ensino Superior - MEES; Universidade de São Tomé e Príncipe - USTP) e de Portugal (Associação Marquês de Valle Flôr, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora), todas elas articuladas em torno de um objetivo comum: contribuir para a melhoria do sistema educativo de STP, nomeadamente incrementar as competências e a qualificação dos professores santomenses do ensino secundário, através da sua formação.

 

Pode aceder ao Livro de Atas do “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios” através dos seguintes links:

https://ria.ua.pt/handle/10773/31070

https://www.imvf.org/wp-content/uploads/2021/04/livro-de-atas-seminario-formar-professores-final.pdf