PAISE-STP – Apresentação pública do programa sobre a Formação Contínua aos professores do Ensino Secundário

Publicado em terça-feira, 10 novembro 2020 10:39

No âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé – PAISE – STP realizou-se, no dia 21 de outubro de 2020, uma sessão pública para apresentar uma das componentes que integram este Projeto, a Formação Contínua para docentes do ensino secundário de São Tomé e Príncipe, no Centro de Formação Profissional Brasil-São Tomé, na cidade de São Tomé.

No evento estiveram presentes a Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Julieta Izidro, o Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, António Machado, em representação do Embaixador Luís Gaspar da Silva, a equipa de coordenação do PAISE-STP, diretores dos diversos serviços centrais e das escolas, delegados distritais e supervisores pedagógicos.

A formação contínua e em exercício dirige-se aos professores são-tomenses do ensino secundário (7.ª a 12.ª classes) das disciplinas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Naturais e Biologia, e irá decorrer ao longo dos anos letivos 2020/21 e 2021/22. A formação será ministrada por equipas compostas por agentes da cooperação e agentes locais.

Um dos objetivos a que se propõe este Projeto é contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma específica, incrementar as competências e a qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário.

A 1.ª edição da formação iniciou-se no dia 2 de novembro de 2020.

O PAISE-STP resulta de uma parceria entre o Camões, I.P., o Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e a Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), sendo financiado na totalidade pelo Camões, I.P. e implementado, pela AMVF em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), contando com as assessorias técnicas das Universidades de Aveiro e de Évora.

31920 1