Moçambique: Lançamento da “Palavra do Ano”

Publicado em terça-feira, 10 maio 2016 14:30

Realiza-se no dia 12 de maio de 2016, às 16h30, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo, o lançamento da Palavra do Ano com participação de Roberto Chitsondzo. Esta iniciativa, promovida pela Porto Editora e pela Plural Editores Moçambique, tem por objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da Língua Portuguesa, património vivo e precioso comum aos mais de 250 milhões de pessoas que nela se expressam em vários continentes.

A Palavra do Ano, que decorrerá em três fases, pretende valorizar a importância das palavras, e dos seus significados, na produção individual e social dos sentidos, com que se vai interpretando e construindo a própria vida. A edição de 2016 marca a internacionalização da iniciativa, criada em 2009 em Portugal pela Porto Editora, a Moçambique e Angola.

Numa primeira fase, os cibernautas poderão sugerir palavras (em www.palavradoano.co.mz) que considerem candidatas ao título de Palavra do Ano. Serão posteriormente selecionadas 10 palavras. Na segunda fase, serão divulgadas as 10 palavras pré-selecionadas, com apresentação e descrição de cada uma delas, e será aberta a votação para seleção da palavra vencedora. Na terceira fase, é feito o anúncio oficial e apresentação pública da Palavra do Ano, eleita por todos os participantes.

Reconhecendo a importância da iniciativa na promoção e divulgação da Língua Portuguesa, o Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo associou-se à Palavra do Ano, não apenas na promoção, divulgação e acolhimento da iniciativa, mas também inserindo-a no contexto do Prémio Eloquência Camões, de que a Plural Editores é parceira.

www.palavradoano.co.ao