Índia: Universidade de Goa promove palestras sobre a União Europeia

Publicado em segunda-feira, 05 novembro 2012 18:20

Numa iniciativa do Departamento de Português da Universidade de Goa, realiza-se, no próximo dia 7 de novembro, no Seminar Hall da Faculdade de Artes, pelas 11:00 a última das comunicações do antigo embaixador António de Souza Menezes, fechando um ciclo de palestras sobre a história das instituições europeias, a integração de Portugal na C.E.E. e na Zona Euro.

Nesta última palestra, o antigo representante da E.U., designadamente em vários países asiáticos, abordará as mais recentes questões e discussões em torno da E.U.: a crise e a dívida soberana dos países da Zona Euro, os desafios colocados ao futuro da E.U. e a recente atribuição do prémio Nobel da Paz.

Esta iniciativa desenvolve-se em articulação com a atividade letiva do Departamento de Português que, no âmbito do programa do Mestrado, oferece não só aos seus alunos, mas igualmente aos alunos de outros departamentos da Universidade de Goa, a cadeira opcional Portugal no Contexto da União Europeia.

António de Souza Menezes, natural de Goa, iniciou os seus estudos académicos no St.Xavier College, tendo passado pela Universidade de Bombaim, onde concluiu a sua licenciatura em Ciência Política e Relações Laborais. Bolseiro na Universidade de Nova Iorque e mais tarde jornalista da BBC, onde dirigiu o Serviço de Língua Portuguesa entre 1975 e 1987, viria a ser representante da C.E.E. em Lisboa em 1986 durante o processo inicial da integração europeia de Portugal. Depois da passagem pelo Japão e por Bruxelas, como responsável pela ECHO, agência humanitária da E.U., terminou a sua carreira diplomática no Bangladesh, em 2001. Mantém ainda hoje o seu vínculo à E.U. como membro-observador de eleições que se realizam um pouco por todo o mundo.