PALOP e Timor-Leste Reunidos em Fórum sobre Cooperação Policial

Publicado em segunda-feira, 11 dezembro 2017 14:58

Polícias de investigação criminal dos PALOP e Timor-Leste estiveram reunidos num fórum, entre 5 e 7 de dezembro de 2017, na sede do Camões, I.P., em Lisboa. A partilha de experiências e a criação de redes de colaboração, para reforçar a eficácia do trabalho policial, em particular nos casos de criminalidade organizada transnacional, foram o foco do encontro.

Ao longo de três dias, os investigadores criminais ao serviço das forças policiais dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste, foram chamados a partilhar as suas realidades e contextos, sendo apoiados na sistematização do processo de partilha de conhecimento e de experiências e de boas práticas.

Este trabalho conjunto, e o estreitamento de laços de cooperação entre profissionais de instituições homólogas, têm como objetivo o reforço das redes de colaboração entre países, particularmente importantes na prevenção e investigação de casos de criminalidade organizada transfronteiriça, apontada como uma das principais ameaças globais ao nível da segurança.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões, I.P., através do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED) – financiado pela União Europeia e por este organismo português – e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Brasil, contando ainda com a colaboração da Polícia Judiciária (PJ) portuguesa.

Mais informações em: http://paced-paloptl.com/