Panamá: 5. ª Edição do Festival de Fado

Publicado em segunda-feira, 12 dezembro 2022 12:49

Realizou-se no dia 16 de novembro de 2022, a 5.ª edição do Festival de Fado do Panamá. A programação, que se dividiu este ano entre a Universidade Tecnológica do Panamá e o Teatro Anita Villalaz, incluiu a conferência “Saudades da terra firme – o fado e o mar”, por David Ferreira, a exibição do documentário “Fado”, de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques, um concerto do fadista Buba Espinho.

A conferência e a projeção do documentário tiveram lugar ao início da tarde no Camões - Centro de Língua Portuguesa no Panamá, localizado na Universidade Tecnológica do Panamá, e contou com um público maioritariamente formado por alunos da Universidade.

À noite, realizou-se o concerto de Buba Espinho no Teatro Anita Villalaz, uma sala emblemática do centro histórico da Cidade do Panamá, pertencente ao Ministério da Cultura, que apoiou a iniciativa. Foi a primeira vez que o Festival de Fado teve lugar neste espaço que ficou praticamente esgotado. Além de membros da comunidade portuguesa residente no Panamá, estiveram presentes representantes do corpo diplomático, bem como público panamiano que aprecia este género musical português.

Antes do concerto, o Embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gomes, dirigiu umas palavras ao público presente aproveitando a oportunidade para fazer um pequeno enquadramento da relação de Buba Espinho com o Fado e com o Cante Alentejano.

O concerto de Buba Espinho teve a duração aproximada de uma hora e meia, na qual o artista - que além de cantar também tocou guitarra - interpretou temas do seu repertório fadista habitual, e também um tema em espanhol e alguns temas mais influenciados pelo Cante Alentejano. Foi, aliás, com um tema à cappella que terminou o concerto, emocionando todo o público presente. Buba Espinho esteve acompanhado de Luís Guerreiro na guitarra portuguesa e de Adriano Alves no baixo.

O Festival de Fado do Panamá tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e contou com o patrocínio da Mota Engil e da Norway.

33614 2