Panamá: Celebração do Centenário de José Saramago | Exposição e Ciclo de Cinema

Publicado em terça-feira, 16 maio 2023 15:42

No dia 10 de maio de 2023 teve lugar a inauguração da exposição “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022”, na Biblioteca Nacional do Panamá Ernesto J. Castillero R., na Cidade do Panamá, numa sessão que contou com a presença de membros do setor cultural do Panamá, bem como representantes do corpo diplomático, comunidade portuguesa, entre outros convidados.

A sessão teve início com um discurso da Diretora-Geral da Biblioteca Nacional, María Magela Brenes, que agradeceu a Portugal o privilégio de receber a exposição dedicada ao Prémio Nobel português. Maria Magela Brenes referiu ainda que Saramago é um autor bem conhecido dos leitores panamianos, e que a prová-lo está o facto de a Biblioteca ter praticamente a sua obra completa.

Em seguida, o Embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gomes, usou da palavra para evocar o exemplo de Saramago na superação dos obstáculos inerentes à sua condição social através da leitura e da educação, bem como a relação do escritor com a América Latina e o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Na ocasião, apresentou também vários dados para atestar a relevância da língua portuguesa no mundo.

A sessão contou ainda com a presença da Diretora Técnica Guadalupe G. de Rivera que representou a Biblioteca Nacional do Panamá num ato simbólico de doação de um conjunto de livros de autores portugueses para serem incluídos no espólio da instituição, dos quais se destacam José Saramago, Fernando Pessoa, Ruy Belo, Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira, Inês Fonseca Santos, José Luís Tavares, Afonso Cruz e Dulce Maria Cardoso, entre outros.

Esta exposição, organizada pela Fundação José Saramago e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito do centenário do nascimento do Prémio Nobel português, chegou agora ao público panamiano integrada nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Composta por um conjunto de 15 painéis concebidos através do trajeto pessoal e literário de José Saramago, procura traçar uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago, como se sugere numa passagem do autor na obra "Viagem a Portugal": «É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles».

A exposição é de entrada livre e estará patente até ao dia 10 de junho de 2023. Durante este período, decorrerá um ciclo de cinema aos sábados com filmes baseados em obras literárias do Prémio Nobel português. Os filmes a exibir são: "Embargo" (2010), de António Ferreira, no dia 13 de maio, "José e Pilar" (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, no dia 27 de maio, e "O ano da morte de Ricardo Reis" (2020), de João Botelho, no dia 10 de junho de 2023.

Fotos: © Embaixada de Portugal no Panamá

33948 2

33948 3