Pandemia Cultural - O impacto da Covid-19 no setor cultural dos países de língua portuguesa

Publicado em terça-feira, 09 junho 2020 10:13

Num momento em que o setor cultural em todo o mundo se vê obrigado a reinventar espaços de atuação e adaptar estratégias para enfrentar uma crise sem precedentes, a plataforma de pesquisa Circulador publica uma série de entrevistas realizadas durante o período de confinamento com cinco profissionais da cultura à frente de importantes projetos atuando na dança, nas artes visuais, na literatura, no audiovisual e na mediação cultural em Luanda, Rio de Janeiro, Mindelo, Maputo e Lisboa.

 

A publicação apresenta relatos singulares que mostram como os projetos artísticos e culturais estão sendo afetados nas suas práticas, suas estratégias, sua sustentabilidade financeira, bem como a maneira como procuram responder e se adaptar, criando novos espaços e perspectivas de atuação. 

Em Angola, com Alice Cruz, gerente do departamento de Áudio da Geração 80, produtora audiovisual baseada em Luanda. No Brasil, com Lia Rodrigues, coreógrafa e diretora da Lia Rodrigues Companhia de Danças, no Rio de Janeiro. Em Cabo Verde, com António Tavares, diretor artístico do Centro Cultural do Mindelo (CCM), no Mindelo. Em Moçambique, com Eduardo Quive, diretor da Literatas - Revista de Artes e Letras de Moçambique, baseada em Maputo. Em Portugal, com a artista visual Mónica de Miranda, diretora artística do Hangar - Centro de Investigações Artísticas, em Lisboa.

Realizada com o patrocínio do Camões, I.P. e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a publicação Pandemia Cultural - O impacto da Covid-19 no setor cultural dos países de língua portuguesa será lançada online no dia 15 de junho, segunda-feira, em formato web e também estará disponível gratuitamente para descarregamento em formato de livro digital no site do projeto.

www.circulador.com.br

ÍNDICE DA PUBLICAÇÃO

  1. A sintaxe de um sujeito composto
  2. Geração 80
  3. Lia Rodrigues Companhia de Danças
  4. O Centro Cultural do Mindelo
  5. Literatas - Revista de Artes e Letras de Moçambique
  6. Hangar - Centro de investigações artísticas

CIRCULADOR
O Circulador é uma plataforma itinerante de pesquisa criada com o objetivo de conectar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) através de sua produção criativa contemporânea, atuando em favor da estruturação de canais e redes para permitir trocas mais constantes e favorecer o intercâmbio cultural entre sua juventude.