Participação do Camões I.P. no Seminário Internacional "Experiências e Desafios da Cooperação Técnica Trilateral – Uma Perspetiva das Parcerias Desenvolvidas pelo Brasil"

Publicado em segunda-feira, 13 novembro 2017 11:35

O Vice-Presidente do Camões I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou, entre os dias 6 e 8 de novembro de 2017, em Brasília, no Seminário Internacional "Experiências e Desafios da Cooperação Técnica Trilateral – Uma Perspetiva das Parcerias Desenvolvidas pelo Brasil", organizado em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

O evento inseriu-se no quadro da celebração do 30.º aniversário da ABC e teve como objetivo a troca de pontos de vista, experiências e a identificação de boas práticas e recomendações para tornar a cooperação triangular mais eficaz. O seminário proporcionou uma troca de experiências entre os principais parceiros do Brasil nesta modalidade, agências de cooperação, instituições financeiras e organizações internacionais, em torno de questões como a evolução da cooperação triangular, os seus instrumentos estratégicos e políticos, a cultura de parcerias, os mecanismos de gestão, monitorização e avaliação, bem como dos fluxos de comunicação e partilha de responsabilidades.

O Vice-Presidente foi convidado a abordar o tema das parcerias inovadoras e do papel da cooperação triangular nesse contexto, e a dissertar sobre a parceria existente entre Portugal e Brasil no domínio das parcerias triangulares.

Referiu-se ao destaque que esta modalidade de ajuda merece no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, bem como ao papel que, nos últimos anos, Portugal tem desempenhado na promoção do debate internacional sobre esta matéria, e que tem sido correspondido com um interesse crescente por parte de muitos países em estabelecer parcerias desta natureza com o nosso país.

A cooperação triangular constitui uma clara aposta para a Cooperação Portuguesa no quadro de uma estratégia de estabelecimento de novas parcerias, com benefícios mútuos, partilha de conhecimentos e união de esforços, em prol do objetivo comum da redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável.