Cabo Verde: Passeio Literário no centro histórico do Mindelo

Publicado em quinta-feira, 09 outubro 2014 16:20

O Centro Cultural Português (CCP) / Camões, IP - Polo do Mindelo organiza um Passeio Literário pelo centro histórico da cidade homónima, no dia 11 de outubro de 2014, às 17h00.

O Passeio Literário tem como objetivo revisitar os lugares onde moraram, trabalharam e se reuniram alguns dos fundadores e colaboradores de três revistas que marcaram de forma indelével a vida literária e cultural do país.

A “Revista de Cabo Verde” - de janeiro a dezembro de 1899 - foi um projeto de construção de uma identidade cabo-verdiana, do ponto de vista cultural e político, que foi determinante na divulgação e valorização dos escritores e intelectuais cabo-verdianos do século XIX.

“Claridade”, revista de arte e letras - de março de 1936 a dezembro de 1960 - introduziu o modernismo em Cabo Verde, tornando-se um marco na história literária das ilhas, pelo seu papel na afirmação e diferenciação de uma literatura nacional.

“Ponto & Vírgula”, revista de intercâmbio cultural – fevereiro/março de 1983 a dezembro de 1987 - que, embora herdeira da revista Claridade, abriu as portas da cultura e literatura cabo-verdianas ao pós-modernismo.

Ao longo do Passeio Literário pelo centro histórico do Mindelo, Ana Cordeiro – a dinamizadora do evento – dará a conhecer aos participantes os lugares que marcaram a criação e o desenvolvimento destas três revistas.

As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas junto da Biblioteca do CCP - Polo do Mindelo.