Abastecimento de água no Mindelo tema de “Passeios com História(s)”

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 10:22

O Centro Cultural Português (CCP) - Polo do Mindelo, em Cabo Verde, realiza no próximo dia 5 de outubro de 2013 a 3ª ação da sua iniciativa “Passeios com História(s)”, propondo-se nesta data uma viagem para conhecer “O abastecimento de água a Mindelo”.

Este passeio tem o seu ponto de partida no poço da casa Senador Vera Cruz, passando em seguida pelas Fontes de Mindelo e Nascente do Madeiral e terminando numa visita às instalações da Electra, na Lajinha.

Segundo descrição de João Morais: “Os poços de S. Vicente, para venda de água ao público, eram conhecidos como o nome de fonte e pertencem hoje à toponímia do Mindelo. Na década dos anos 20 encontrei ainda em funcionamento os seguintes: Fonte Francês, Fonte da Matiota, Fonte de Meio, Fonte Cutú, Fonte Doutor, Fonte de Cónego, Fonte Filipe e Fonte Inês. Além desses, havia muitos mais que não vendiam ao público. A água era sempre tirada com uma bomba movida por moinho de vento, o que dava à cidade um aspecto bastante pitoresco.”

Tendo por guias Ana Cordeiro e Manuel Fortes, o ponto de encontro faz-se no Centro Nacional de Artesanato e Design (Praça Nova), às 9h00. O programa tem um custo de 800$00 por pessoa, com transporte incluído.

“Passeios com História(s)” é um programa do CCP-Mindelo, do Camões IP, que consiste na organização de uma série de visitas guiadas à cidade do Mindelo para dar a conhecer o património e a(s) história(s) da cidade. As visitas decorrem aos sábados de manhã, para grupos com um mínimo de 10 e um máximo de 20 pessoas, mediante inscrição prévia.