Alemanha: Patrícia Portela é a vencedora de Bolsa de Residência Literária em Berlim

Publicado em quarta-feira, 28 setembro 2016 17:30

Patrícia Portela, autora de obras como o Banquete (Finalista do Grande Prémio Romance e Novela da APE 2013) ou A Coleção Privada de Acácio Nobre, romance/inventário publicado este ano pela Leya/Caminho, venceu a Bolsa de Residência Literária em Berlim. Tem formação em cenografia, cinema e dança e vive entre Portugal e a Bélgica.

Finalista do Prémio Sonae Media Arte em 2015, Patrícia Portela tem vindo a explorar um trabalho artístico transdisciplinar, sendo reconhecida pela peculiaridade da sua obra, recebendo vários prémios dos quais se destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. para Flatland I ou o Prémio Teatro na Década para Wasteband) e participou no 46º International Writers Program em Iowa City em 2013 e foi a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City.

Em Berlim estará a trabalhar numa coletânea de contos e a organizar e concluir a pesquisa assim como desenhar a estrutura do novo romance O Verão de Abril.

A atribuição de uma Bolsa de residência literária é uma iniciativa promovida pela Embaixada de Portugal na Alemanha/ Camões, I.P. em parceria com asppa " Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha.

Durante o mês de outubro a autora estará em Berlim, estando programadas leituras públicas e encontros profissionais com editores alemães durante a Feira do Livro de Frankfurt entre 19 e 23 de outubro.

Esta Residência literária surge como parte de programa plurianual da Embaixada de Portugal em Berlim de divulgação internacional de autores portugueses, composto por uma série de iniciativas e três etapas concretas " Feira do Livro de Leipzig, Feira do Livro de Lisboa e Residência Literária " que tem por base a visão desta Embaixada da importância da cooperação e intercâmbio culturais.