Japão: Exposição de Pedro Costa & Rui Chafes em Tóquio

Publicado em quarta-feira, 09 janeiro 2013 15:31

No ano em que se celebram os 470 anos do primeiro contato entre Portugal e Japão, a exposição MU - Pedro Costa & Rui Chafes continua aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea Hara, em Shinagawa, Tóquio. Até 10 de março, é possível entrar no diálogo entre os dois artistas portugueses, que se reflete num conjunto de trabalhos compostos por esculturas e instalações de vídeos.

Apresentada pela primeira vez em 2005 em Serralves, a exposição está agora patente num dos espaços mais emblemáticos da arte contemporânea japonesa. MU - Pedro Costa & Rui Chafes é o resultado da «tentativa de diálogo dos dois artistas (e amigos íntimos), através de duas linguagens distintas como o filme e a escultura, a arte em movimento e a arte estática», de acordo com a nota produzida pela Embaixada de Portugal em Tóquio, patrocinadora do evento.

Os nomes Rui Chafes e Pedro Costa, escultor e cineasta, respetivamente, são referências no panorama da contemporaneidade portuguesa. Na nota de imprensa da exposição, é o próprio museu a levantar questões: “Cinema e escultura - dois diferentes campos de atividade praticados por dois artistas portugueses que irão desvendar trabalhos de luz e sombra, movimento e quietude dentro do espaço único do Museu Hara. Que tipo de tempo e espaço vai este confronto entre opostos dar à luz?”.

A curadoria de MU - Pedro Costa & Rui Chafes, como em Serralves, ficou a cargo de Catherine David e João Fernandes. Contudo, para ser exposta no Japão contou com novas obras e ainda com a colaboração de Atsuo Yasuda.

Na sua edição de janeiro, a revista japonesa LATINA, dedicada às comunidades brasileiras e latino-americanas no Japão, fez uma reportagem sobre a exposição que pode ser lida aqui.