Peru: Portugal país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Lima 2022

Publicado em terça-feira, 19 julho 2022 14:09

Portugal é o país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Lima 2022, uma iniciativa da Câmara Peruana do Livro que terá lugar no Parque de los Proceres, entre os dias 22 de julho e 7 de agosto de 2022.

Esta presença é coordenada pela Equipa Interministerial para as Feiras Internacionais do Livro, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em colaboração com a Embaixada de Portugal no Peru.

Portugal terá um stand de 160 m2, localizado numa zona de destaque do Parque de los Proceres, que inclui três áreas que espelham os grandes objetivos para a participação portuguesa. Assim, no espaço da livraria, que será gerida por um livreiro peruano, com o apoio de Portugal, serão disponibilizadas ao público obras traduzidas de autores portugueses e, com o apoio da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) uma mostra de livros em português dos escritores que integram a comitiva portuguesa, os quais serão posteriormente oferecidos a bibliotecas públicas no Peru. O auditório albergará um conjunto de sessões com os autores convidados que compõem a programação literária do pavilhão, sendo aí igualmente exibidos vídeos sobre cultura e literatura portuguesa, bem como sobre Portugal enquanto destino turístico. Finalmente, na zona de exposições do pavilhão poderá ser vista a exposição dedicada a José Saramago, no centenário do seu nascimento, autor da frase que constitui o mote escolhido para a participação de Portugal: “O fim de uma viagem é apenas o início de outra”.

A participação de Portugal como país convidado de honra remonta a 2020, ano em que a feira não se realizou devido à pandemia de Covid-19, tendo a Câmara Peruana do Livro (CPL) e Portugal acordado na transferência dessa participação para o ano de 2022, mantendo-se os contornos que haviam sido definidos e respeitando-se alguns dos convites que haviam, então, sido dirigidos por ambas as partes a escritores, ilustradores, ensaístas e tradutores, representativos de diversas vertentes do meio literário em português.

Para além destes, Portugal dirigiu convites a dois músicos e a um cineasta, alargando, deste modo, o âmbito da participação portuguesa, que junta à programação literária outros âmbitos artísticos. Nestes se inclui, ainda, a realização de sessões de micro-teatro no pavilhão de Portugal, com excertos de textos de vários autores de língua portuguesa - em especial, António Lobo Antunes - interpretados por atores peruanos.

No âmbito da programação oficial do evento, além das sessões a realizar no pavilhão de Portugal, os autores terão também sessões nos auditórios da feira, algumas organizadas pela CPL, e muitas com a presença de autores peruanos.

A comitiva portuguesa é, assim, constituída pelos autores Afonso Cruz, Adélia Cravalho, André Letria, Carla Maia de Almeida, David Machado, José Luís Peixoto, Margarida Vale de Gato, Ana Filomena Amaral, Fernando Évora, Luis Novais, Jerónimo Pizarro e Lauren Mendinueta, todos com obra publicada em espanhol. Integram também a comitiva o cineasta António Pedro Vasconcelos e os músicos Marta Pereira da Costa e Pedro Jóia.

Numa programação paralela à presença de Portugal como país convidado de honra, no dia 22 de julho de 2022, a Universidade Nacional Mayor de São Marcos - fundada em 1551 e hoje a principal Universidade do Peru, sendo a mais antiga do continente americano - atribui o Doutoramento Honoris Causa ao escritor António Lobo Antunes, em reconhecimento da importância e do valor da obra deste escritor português. Na sessão estará presente o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, que no dia 21 de julho de 2022, marcará presença na sessão protocolar de inauguração da Feira Internacional do Livro de Lima 2022.