Reino Unido: Fernando Pessoa em diálogo com João Botelho

Publicado em quinta-feira, 06 março 2014 18:25

A obra “O Filme do Desassossego” (2010), baseada em “O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, vai ser exibida pela primeira vez na capital britânica, num evento marcado para 15 de março de 2014, na Universidade Queen Mary, que contará com a presença do realizador português João Botelho.

Fernando Pessoa in Dialogue with João Botelho”, na versão inglesa, é uma iniciativa da Escola de Línguas, Linguística e Cinema da Queen Mary University of London, entidade que é considerada uma referência em matéria de divulgação da 7ª Arte portuguesa no Reino Unido. A projeção realiza-se no Alfred Hitchcock Cinema, Arts Building.

Em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a referida Escola dedica este evento ao tema da adaptação de obras literárias para cinema, a pretexto do início de um novo curso, “From Page to Screen”, ministrado por Patrícia Sequeira Brás, do Camões IP.

Quer o curso, quer o evento têm como alvo os alunos de Literatura Comparada, uma área de estudos que está em expansão na Queen Mary University. Na ocasião será também projetado o filme “Tráfico”(1998), uma escolha de João Botelho. Depois da exibição o realizador dirige uma palestra, seguida de debate.