Uruguai: Pilar del Río convidada da Capital Ibero Americana de Cultura 2013

Publicado em quarta-feira, 21 agosto 2013 10:37

A jornalista espanhola Pilar del Río, mulher do escritor português José Saramago, visita o Uruguai de 20 a 25 de agosto de 2013, onde participará em diversos eventos, incluindo conferências e cerimónias oficiais, acompanhada pelo realizador Miguel Gonçalves Mendes.

A presidente da Fundação José Saramago tem tido grande impacto no Uruguai, nomeadamente nas redes sociais, sendo a sua presença aguardada com grande expectativa, sobretudo pelos meios de comunicação social e círculos político, cultural e académico.

Esta visita surge no âmbito da iniciativa “Montevideu - Capital Ibero Americana de Cultura 2013”, e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Cinemateca Uruguaia, da editora Alfaguara, da Fundação José Saramago, da Faculdade Humanidades e Ciências da Educação, da Embaixada de Portugal no Uruguai e do Camões, IP.

A viúva do consagrado autor de “Memorial do Convento” (1982) e “Ensaio sobre a Cegueira” (1995), galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998, será recebida pelo Presidente da República Oriental do Uruguai, José Mujica.

Já na quarta-feira, às 19:00, a Intendente Ana Olivera outorgará a Pilar del Río a menção de “Visante Ilustre da Cidade de Montevideu”, numa cerimónia pública a decorrer no Salão Ernesto de los Campos, no Palácio Municipal.

No dia seguinte, às 17:30, a jornalista espanhola estará na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade da República com uma entrevista aberta ao público académico e à sociedade civil, moderada pela leitora do Camões I.P., Raquel Carinhas, intitulada “Conversando com Pilar del Río: el processo creativo en José Saramago”.

Nesse mesmo dia, às 20:00, a presidente da Fundação José Saramago dará uma conferência aberta, na sede do partido do Governo Frente Amplio, subordinada ao tema “Cruzamentos entre cultura e política”, na qual participarão Mónica Xavier, presidente da Frente Amplio, e o politólogo e historiador Gerardo Caetano.

Sexta-feira, dia 23 de agosto, Pilar del Río viajará até à cidade de Rocha, onde será declarada pelas autoridades departamentais “Visitante Ilustre do Departamento de Rocha”. À noite, juntamente com Miguel Gonçalves Mendes, participará numa homenagem a José Saramago (1922-2010), no Centro Cultural Maria Élida Marquizo.

Já no último dia da visita, e de regresso a Montevideu, a Cinemateca de Pocitos exibirá o documentário “José e Pilar”, da autoria de Miguel Gonçalves Mendes, cuja projeção será precedida por uma mesa redonda na qual participarão o realizador, Pilar del Río e o escritor Mario Delgado Aparín.