Pode haver cidadania sem desenvolvimento? Discutindo a relação local-global nas práticas de ED na Escola e na Formação

Publicado em quarta-feira, 11 janeiro 2023 16:08

"Pode haver cidadania sem desenvolvimento? Discutindo a relação local-global nas práticas de ED na Escola e na Formação" é o mote para a discussão no evento que, no dia 25 de janeiro de 2023, encerrará dois anos de percurso que o Centro de Intervenção Para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e a Fundação Gonçalo Silveira (FGS) desenvolveram em conjunto com vários atores da comunidade escolar.

Este percurso, realizado através da implementação do projeto “O Referencial de ED (Educação para o Desenvovimento) na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as”, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, visou contribuir para o reforço das condições da aplicação prática do Referencial de Educação para o Desenvolvimento no sistema formal de ensino através de um estudo em que identificasse as problemáticas potenciadoras e bloqueadoras da sua aplicação e retroalimentasse a formação inicial e contínua de educadores/as e professores/as.

Assim, no dia 25 de janeiro, serão partilhadas as principais conclusões deste estudo, das 14h30 às 18h30, no auditório do Camões, I.P.

Para além da partilha das conclusões, haverá oportunidade para discutir com atores das comunidades educativas - professores/as; educadores/as; estudantes; diretores/as; coordenadores/as de Cidadania e Desenvolvimento; auxiliares educativos/as; encarregados/as de educação; organizações da sociedade civil; edilidades e entes públicos, a dimensão do Desenvolvimento nas práticas de ED e de Cidadania e Desenvolvimento na Escola e na Formação.

As isncrições estão abertas até ao dia 20 de janeiro de 2023.