Angola: Lançamento da obra de poesia “Sobre Asas e Fios de Rosa”, de António Gonçalves

Publicado em terça-feira, 17 fevereiro 2015 17:04

A obra de poesia ”Sobre Asas e Fios de Rosa” da autoria de António Gonçalves, vai ser lançada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, no dia 19 de fevereiro de 2015, às 18:30, estando a apresentação a cargo de Joaquim Martinho.

O livro, que se encontra dividido em duas partes - “Antes do Cerco” e “Depois do Cerco” - reúne um total de 22 poemas.

António Gonçalves nasceu em Luanda em 1960. Licenciou-se em Gestão Hoteleira e frequentou o curso de Linguística no Instituto Superior de Ciências de Educação, na opção de Língua Portuguesa.

Foi Secretário-geral da União dos Escritores Angolanos e da Organização de Poetas do Mundo. Grande parte da sua obra foi editada em Cuba, onde durante dez anos exerceu a função de Conselheiro Cultural da Embaixada de Angola.

Da extensa obra de António Gonçalves, destacam-se, nomeadamente, os títulos “Gemido da Pedra” (1994), “Transparência” (2004), “O Sétimo Caminho” (2006), “Renascer sem Corpo” (2009), “Umbral de Tresmutações” (segunda trilogia – 2010) e “Canto Misterioso que me Acena com os Pés” (2011).

Por sua vez, o autor está representado em diversas antologias de poesia editadas em Angola e no estrangeiro, entre elas “Antologia do Mar na Poesia Poesia Africana de Língua Portuguesa do século XX”, “Antologia da Poesia Universal Contemporânea (poetas para o século XXI)” e “IV Antologia de Poetas Lusófonos” editada em Leiria em 2011.