Polícias dos PALOP e Timor-Leste decidem estratégias de combate ao tráfico de armas e crimes associados

Publicado em quinta-feira, 08 julho 2021 11:31

Teve lugar, nos dias 6 e 7 de julho de 2021, por videoconferência, a Reunião Regional Contra o Tráfico de Armas de Fogo e Crimes Associados, que juntou cerca de 25 representantes das polícias de investigação criminal dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste, numa iniciativa do Programa de Armas de Fogo da INTERPOL, em coordenação com o PACED – Projeto de Apoio à Consolidação nos PALOP e Timor-Leste.

A Reunião Regional Contra o Tráfico de Armas de Fogo e Crimes Associados teve por objetivo fomentar a cooperação regional e internacional e promover o debate sobre as estratégias a adotar no combate ao tráfico de armas de fogo e crimes associados.

Os representantes dos PALOP e Timor-Leste acordaram na partilha das linhas gerais que poderão vir a consubstanciar um futuro projeto de cooperação e/ ou um plano de ação comum.

A INTERPOL - Organização Internacional de Polícia Criminal - é uma organização intergovernamental de cooperação policial que integra as forças de aplicação da lei de 194 países e apoia o trabalho conjunto dos seus membros oferecendo apoio técnico e operacional.

O PACED tem duração até dezembro de 2021 e visa contribuir para a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, através da melhoria da capacidade destes Estados em prevenir e lutar eficazmente contra a corrupção, o branqueamento de capitais e o crime organizado, especialmente o tráfico de estupefacientes.

É financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros.

 

32499

 

32499 4

 

32499 3