Ponte Aérea Humanitária para Cabo Delgado

Publicado em sábado, 03 julho 2021 17:02

Chegou no dia 3 de julho, a Moçambique, o primeiro de três aviões com ajuda humanitária destinada à população mais vulnerável da Província de Cabo Delgado. Esta ajuda, composta por bens de higiene, saúde, abrigo, vestuário e alimentação, é o resultado de uma parceria entre a Comissão Europeia, a cooperação italiana e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., ao abrigo da iniciativa Ponte Aérea Humanitária da União Europeia.

Esta aeronave inclui, das doações provenientes de Portugal, oferecidas pela Cáritas Portuguesa, Cruz Vermelha e Exército Português, um total de 1,5 toneladas destinadas à Cruz Vermelha de Moçambique e Cáritas Diocesana.

A receber esta ajuda, encontrava-se em Pemba, no âmbito de deslocação oficial que se encontra a realizar ao país, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, com o Embaixador de Portugal em Maputo, António Costa Moura e a Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz, acompanhados do Secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, de Representante da Delegação da União Europeia, Caroline Lopes,  do Encarregado de Negócios a.i. de Itália, Patrick Mura e do Presidente da Cruz Vermelha de Moçambique, Avelino Mondlhane.

As aeronaves subsequentes chegarão a Cabo Delgado nos dias 4 e 9 de julho, totalizando 20 toneladas de materiais de assistência humanitária destinadas às populações deslocadas pelo conflito, recolhidas pela Cooperação Portuguesa e italiana e respetivas sociedades civis, incluindo mais 2,5 toneladas em equipamento de saúde, cobertores e itens alimentares doados pela Força Aérea Portuguesa e Hospitais Trofa Saúde e Luz Saúde, destinadas ao Serviço Provincial de Saúde de Cabo Delgado e Cruz Vermelha de Moçambique.

32489 2

32489 1