República Checa: ‘ponto de situação’ sobre ensino do português

Publicado em segunda-feira, 22 outubro 2012 17:36

O 1º Colóquio da Sociedade Checa de Língua Portuguesa, intitulado ‘Língua Portuguesa na República Checa: problemas e perspetivas’ realizou-se no fim de semana passado, em Praga e debruçou-se sobre ensino da língua portuguesa na República Checa.

Para além do ponto de situação atual nas universidades Carolina de Praga, Palacký de Olomouc e Masaryk em Brno, estabelecimentos nos quais a língua portuguesa é ensinada aos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, foi também discutida a situação em academias que possuem o português como língua opcional ou como "minor", caso das universidades de Hradec Kralové ou da Universidade de Economia de Praga, entre outras instituições, indicou o responsável do Centro de Língua Portuguesa/ Camões IP de Praga, Joaquim Coelho Ramos.

No colóquio, organizado por secções e realizado nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade Carolina e no Centro de Língua Portuguesa / Camões IP em Praga, 28 palestrantes apresentaram comunicações em áreas tão diversas como a linguística, a literatura, a ciência política, a história, a cultura ou a história da arte nos países de língua oficial portuguesa.

Foram também apresentadas as perspetivas de internacionalização destas academias, que já contam com protocolos de intercâmbio educativo e científico com instituições de Portugal, do Brasil, de Cabo Verde, de S. Tomé e Príncipe e da Bulgária, beneficiando estudantes e professores.

O colóquio, cuja cerimónia de abertura contou com a presença do Embaixador de Portugal e do ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Praga, recebeu ainda uma pequena feira do livro patrocinada pela editora TORST, casa com uma forte tradição na publicação de autores de língua portuguesa.

Traduções de escritores como Teolinda Gersão, Ana Miranda, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Guimarães Rosa, bem como edições recentes de obras como a História da Literatura Brasileira, edição em capa dura da autoria da professora Luciana Stegagno Piccio, estiveram excecionalmente disponíveis por preços que variaram entre os 2€ e os 4€.

A Sociedade Checa de Língua Portuguesa foi fundada a 10 de junho passsdao e pretende por em diálogo os lusitanistas checos e todos quantos, na República Checa, tenham interesse científico em áreas relacionadas com a língua portuguesa.