Portugal: 10.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro

Publicado em quarta-feira, 30 julho 2025 10:23

Decorreu, no dia 25 de julho de 2025, no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa, e com participação online, o 10.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), sob o tema “A Inteligência Artificial no Ensino Português no Estrangeiro”.

A utilização da Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ganhar crescente importância na área da Educação, com impacto significativo na forma como se ensina e aprende uma língua estrangeira, levando a um questionamento das práticas pedagógicas, mas também à necessidade de desenvolver novas competências com vista a enfrentar os desafios levantados por esta incontornável realidade. De que modo a IA está a ser usada no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE)? Como pode favorecer as aquisições linguísticas e o que nos diz a investigação científica a este respeito? Quais as perspetivas futuras em relação a esta área? O 10.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro, que reuniu Coordenadores, Adjuntos de Coordenação, Docentes do EPE e Leitores de Língua e Cultura Portuguesa em universidades estrangeiras, pretendeu trazer à reflexão e partilha estas questões.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, e da Presidente do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, que intervieram depois das palavras de boas-vindas proferidas pela Presidente do CCCM, Carmen Amado Mendes. O encerramento esteve a cargo do Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Joaquim Coelho Ramos.

Na primeira parte do encontro, participaram Carlos Ceia, da NOVA-FCSH, com uma conferência intitulada “Inovar no Ensino de Línguas com Inteligência Artificial”, e Ricardo Cruz, Investigador da LE@D/UAb (Laboratório de Educação a Distância e Elearning), que apresentou o seu trabalho “Do deslumbramento à integração: Inteligência Artificial – inovar e transformar na didática das línguas”.

Na segunda parte do encontro, foram apresentados projetos e soluções tecnológicas com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial, por parte da Porto Editora, da Microsoft e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (caso da plataforma Evaristo.ai: Plataforma de IA aberta para a Língua Portuguesa).

Seguindo a metodologia de anteriores encontros, na terceira parte foram partilhados projetos e reflexões desenvolvidos por docentes e leitores da rede de ensino do Camões, I.P., com propostas em torno da utilização da IA no ensino da língua portuguesa.

A Rede EPE integra 325 docentes que apoiam o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas a jovens que frequentam o ensino básico e secundário, bem como 57 leitores que exercem funções em universidades. Em termos globais, a intervenção do Camões, I.P. estende-se a cerca de 76 países através desta sua rede direta de docência, a que acrescem mais de 300 protocolos assinados com associações e instituições de ensino básico, secundário e superior estrangeiras, pelos quais se concretiza o apoio à criação de escolas associadas do Camões, I.P., à contratação de docentes por parte de universidades estrangeiras e à criação de Centros de Língua Portuguesa e de Cátedras Camões.

35141 l

35141 2

35141 3

35141 5

35141 6

35141 7

35141 8

35141 9