2.ª Edição do concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa"

Publicado em segunda-feira, 09 maio 2022 10:45

Foram conhecidos, no dia 5 de maio de 2022, os vencedores das cinco categorias da 2.ª edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, uma iniciativa da Porto Editora, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do Plano Nacional de Leitura destinada a alunos que estudam português no estrangeiro.

O anúncio foi feito na sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa organizada pelo Camões, I.P., no Museu do Teatro e da Dança em Lisboa, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa. Estiveram igualmente presentes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, o Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, bem como todos os restantes membros do Conselho Diretivo.

O prémio correspondente à categoria Infantojuvenil A1, A2 foi entregue à aluna Maria Ana Lampreia Kink, de Munique, Alemanha, pelo Ministro João Gomes Cravinho, na presença dos representantes da Porto Editora, Vasco Teixeira, e do Plano Nacional de Leitura, Elsa Conde.

Nesta segunda edição, apadrinhada pelo escritor Manuel Jorge Marmelo, os candidatos tiveram de escrever um conto inédito (entre uma e três páginas) que se enquadrasse num dos seguintes temas: "Centenário de nascimento de José Saramago" ou "Os Oceanos".

O livro digital que reúne os contos vencedores de 2021 pode ser consultado aqui.

Veja um vídeo com a participação de todas as vencedoras aqui. Veja também aqui um vídeo do escritor Manuel Jorge Marmelo, que apadrinhou esta edição do concurso.