Portugal acolhe Conferência Internacional sobre “Respostas Locais a Desafios Globais”

Publicado em quarta-feira, 27 fevereiro 2013 19:27

Uma conferência internacional subordinada ao tema “Respostas Locais a Desafios Globais” realiza-se no dia 6 de março de 2013 na cidade da Maia, em parceria com a Câmara Municipal local, organizada pelo Instituto Marquês de Valle de Flôr (IMVF).

As mais recentes projeções internacionais preveem que, em 2030, 60% da população mundial estará a viver em áreas urbanas. Esta realidade implicará uma mudança nos atuais paradigmas socioeconómicos, culturais e ambientais, refere a IMVF, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com mais de 60 anos de atividade.

Perante este cenário, o papel dos Municípios, enquanto atores privilegiados nas questões do desenvolvimento e da cooperação, reveste-se da maior importância para o reforço dos três pilares do Desenvolvimento Sustentável – social, económico e ambiental.

Este evento contará com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, e insere-se no projeto “Cidades Glocais: Campanha para a Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade”, suportado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), no âmbito da linha de cofinanciamento para projetos de Educação para o Desenvolvimento (ED).