Portugal adere ao Grupo Consultivo Internacional de Busca e Salvamento (INSARAG)

Publicado em quarta-feira, 14 outubro 2020 18:11

No dia 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, foi formalizada a adesão de Portugal ao International Search and Rescue Advisory Group (INSARAG), no encontro que o Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, Embaixador Rui Macieira, manteve com o Chief a.i. da Response Support Branch do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Sebastian Rhodes Stampa.

Sebastian Stampa deu as boas vindas a Portugal à família INSARAG e salientou o interesse em ver brevemente equipas de busca e salvamento certificadas e capazes de participar em missões no terreno, às quais acrescentarão a mais valia da Língua Portuguesa. Este responsável teve a oportunidade de testemunhar o desempenho e interação da Equipa de Emergência Médica portuguesa na resposta humanitária aos ciclones Idai e Kenneth em Moçambique, em 2019. 

Esta adesão ao INSARAG está em linha com as orientações da “Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência”, cuja Unidade de Coordenação é presidida pelo Camões, I.P., na associação de Portugal aos esforços da comunidade internacional no apoio à redução da vulnerabilidade das comunidades afetadas por desastres.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) será o ponto focal nacional para o INSARAG.

  31862 L2

 

Créditos das imagens: Missão Permanente de Portugal junto das Organizações das Nações Unidas e outros organismos internacionais em Genebra

 

Tópicos neste artigo: