Portugal: Altos quadros das Tutelas da Cultura dos PALOP e de Timor-Leste reunidos em Lisboa para formação em Estatísticas Culturais

Publicado em segunda-feira, 27 outubro 2025 11:41

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Pedro Oliveira partilhou a sessão de encerramento do programa de formação e a entrega dos diplomas aos formandos com o Professor José Soares Neves, Diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).

Do balanço das duas semanas de formação, destaca-se a relevância do nível de especialização exigido por um setor de política pública complexo, mas com amplas oportunidades de desenvolvimento económico para os países parceiros.

A formação, promovida pelo PROCULTURA e executada pelo OPAC, do Iscte - Conhecimento e Inovação, mobilizou altos-quadros das tutelas da cultura de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.