Portugal: Apresentação da edição em língua portuguesa do Relatório Dinâmicas do Desenvolvimento em África 2022

Publicado em quarta-feira, 30 novembro 2022 10:23

Decorreu no dia 23 de novembro de 2022, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, a apresentação da edição portuguesa do relatório "Dinâmicas do Desenvolvimento em África 2022 – Cadeias de valor regionais para uma recuperação sustentável", financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. 

A sessão de abertura contou com intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André.

Francisco André destacou que o documento oferece aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) dados estatísticos, pistas, recomendações para novas políticas públicas que lhes permitam ultrapassar as crises conjugadas da pandemia de covid-19, da guerra na Ucrânia e da crise climática. O governante chamou a atenção para o facto de menos de 5% das exportações dos PALOP terem como destino o continente africano, dado que contrasta com 25% no que diz respeito às importações, de acordo com o texto da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). “Isto demonstra que a dinamização da zona de comércio livre continental africana, aliada à inovação digital para o desenvolvimento das cadeias de valor, tem o que todos ansiamos, que são as novas oportunidades para todos os países africanos de língua portuguesa se poderem capitalizar, especialmente no setor da agricultura, num momento tão sensível em termos de segurança alimentar”, sublinhou Francisco André.

O relatório foi apresentado pela Diretora Adjunta do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Ayumi Yuasa, que destacou que África pode crescer nesta era de mudança global, especialmente com a colaboração regional entre países africanos através da zona africana de comércio livre. Sublinhou ainda que as cadeias de valor regionais africanas contribuem com menos de 3% (2,7%) nas cadeias de valor globais, muito abaixo do que acontece em outras regiões, como a América Latina e Caraíbas (26,4%) ou Ásia (42,9%), sendo que, representa grande potencial de crescimento.

Intervieram ainda, o Chefe de Unidade para as Parcerias Estratégicas para África & ACP (África, Caraíbas e Pacífico) da Direção Geral das Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, Domenico Rosa, e Manuel Correia, Professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Este último apresentou o projeto Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe, cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela União Europeia, e implementado pela ONGD Instituto Marquês de Valle Flôr.

A Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz, procedeu ao encerramento da sessão destacando que a tradução para a língua portuguesa do relatório contribui para o melhor entendimento dos grandes desafios económicos e sociais a nível global, incluindo os países de língua portuguesa, avançando que, pela relevância do documento, o Camões, I.P. continuará a apoiar a tradução das futuras edições.

Com Lusa

Reveja a sessão aqui.

Consulte o relatório aqui.

Fotos: CPLP

33596 3

33596 4

33596 5

33596 633596 1