Portugal: Arte pública, instalação e “francesismo” na Baixa e Chiado, em Lisboa

Publicado em terça-feira, 07 maio 2013 16:02

Durante o mês de maio serão inauguradas exposições de arte pública e instalação em espaços distintos nas zonas da Baixa e Chiado de Lisboa, integradas no projeto “O Chiado, a Baixa e o Confronto com o “francesismo” nas Artes e na Literatura”, apoiado pelo Camões, IP.

O evento Espaço Público e a Arte Pública do Chiado e da Baixa é, este ano, dedicado à assimilação da cultura francesa na produção artística, literária, arqueológica, social e mundana em Portugal. Assim, a iniciativa engloba um conjunto de conferências sobre “francesismo”, no sentido lato, e sobre arte e espaço públicos.

As exposições relacionadas com o tema serão inauguradas sucessivamente na Galeria João Esteves de Oliveiras (7 de maio, 19h), no Grémio Literário (9 de maio, 16h), no Museu Arqueológico do Carmo (9 de maio, 18h), no Institut Français du Portugal (10 de maio, 19h30) e no Teatro Nacional de São Carlos (14 de maio, 17h30). Haverá exposições pelas escadas, largos e ruas do Chiado, conferências e uma exposição em Paris.

Rui Chafes é o artista convidado para o evento em 2013 e apresentará obras no Grémio Literário, no Museu Arqueológico do Carmo e na Galeria João Esteves de Oliveira. Os restantes artistas participantes são Alexandre Nobre, Ana Rito, Elsa Bruxelas, Helena Ferreira, Jorge dos Reis, Lara Roseiro, Luísa Paiva Sequeira, Madre de Deus, Paulo Lourenço, Rui Macedo, Rui Serra e Susana Rocha.

Programa