Foi celebrado no dia 31 de julho de 2025, na sede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, um Protocolo entre o Camões, I.P. e o Banco Santander Totta, S.A., que visa o apoio à promoção da Língua Portuguesa.
O documento foi assinado pela Presidente do Instituto, Florbela Paraíba, pela Administradora do Banco Santander Totta, S.A., Isabel Guerreiro, e pelo Responsável da Rede Remota e Digital, Hugo Preto.
A valorização da língua portuguesa como uma língua internacional é um objetivo prioritário da política externa portuguesa, cabendo ao Camões, I.P. propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. A valorização e a promoção do português, enquanto língua de negócios, estão também ligadas aos processos de internacionalização das empresas, que podem tirar partido da associação das respetivas marcas e produtos ao valor global da língua portuguesa.
Como instrumento para concretização deste objetivo, foi criado o estatuto da Empresa Promotora da Língua Portuguesa (EPLP), iniciativa que conta já com 13 empresas aderentes, de várias áreas de negócio e com diferentes modalidades de contribuição. O Banco Santander Totta, S.A. foi das primeiras instituições a terem este estatuto (2017).
O apoio financeiro do Banco Santander Totta, S.A., ao abrigo do presente protocolo, destina-se ao pagamento de bolsas de estudo oferecidas para a frequência de cursos superiores lecionados em Portugal e em língua portuguesa. Durante a vigência dos últimos protocolos, foram atribuídas 17 bolsas a estudantes dos seguintes países: Argentina, Canadá, Espanha, França, Polónia e Reino Unido.