Portugal: Campos de férias para aprender Português

Publicado em quinta-feira, 27 março 2014 13:01

Os Campos de Férias de Língua e Cultura Portuguesas, destinados a jovens entre os 10 e os 16 anos, pretendem aliar as férias de verão em Portugal à aprendizagem da língua portuguesa, uma iniciativa da Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC), com o apoio pedagógico do Camões, IP.

O programa aposta na integração no meio linguístico, no contacto com pessoas de diferentes zonas de Portugal e com a realidade cultural do país. As aulas de língua portuguesa integram-se nas atividades dos campos de férias, sendo lecionadas num ambiente descontraído e pedagógico.

O sistema de ensino baseia-se sobretudo na comunicação, utilizando diversas metodologias didáticas: gramática, conversação, compreensão oral, leitura, vocabulário e redação. O material didático entregue aos participantes no princípio do campo de férias está adaptado a cada faixa etária e estruturado por níveis.

Com uma duração de 15 dias, estes campos de férias linguísticos têm uma carga horária de 40 horas de aulas. Os professores, com formação específica e estudos pós-graduados em Português Língua Estrangeira, lecionam de acordo com os níveis previstos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), com o apoio científico do Camões, IP.

As atividades terão lugar no Centro de Férias de Vairão, a 8 km de Vila do Conde, estando previstas atividades como surf, bodyboard, skate, arvorismo, slide, canoagem, equitação, piscina, acampamento, jogos e passeios.

A taxa de participação é de 638 euros e inclui alojamento, alimentação no campo (cinco refeições diárias), aulas de língua portuguesa, atividades e seguro. A programação distribui-se em dois períodos: de 20 de julho a 3 de agosto e de 10 a 24 de agosto.

Mais informações: http://portuguese-learning.apcc.org.pt/pt/learning-portuguese/