Portugal como País Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara – 2018

Publicado em quarta-feira, 26 julho 2017 14:45

Decorreu no dia 26 de julho de 2017, na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de formalização da participação de Portugal como País Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara – 2018.

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assinaram um convénio entre Portugal e o México que formaliza a participação de Portugal como país convidado de honra na edição do próximo ano da Feira do Livro de Guadalajara (FIL 2018) juntamente com o presidente do conselho de administração do evento, Raúl Padilla López, e com a sua diretora-geral, Marisol Shulz.

Esteve também presente Manuela Júdice, que foi nomeada pelo Governo como comissária da participação de Portugal na FIL 2018, ficando a atual secretária-geral da Casa da América Latina, em Lisboa, responsável pela programação das atividades da presença portuguesa no México.

O chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, revelou que a participação de Portugal implicará um investimento de 2,5 milhões de euros, e envolverá vários organismos públicos, mecenato e parcerias privadas. Em 2016, a FIL de Guadalajara acolheu 800 mil visitantes, 20 mil profissionais da área do livro e 750 autores de todo o mundo.

Portugal, em 2013, foi o país convidado da FILBO-Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, e este ano da Feira de Madrid.