Portugal e Alemanha Estudam Articulação de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento

Publicado em quinta-feira, 07 abril 2016 08:49

 

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Teresa Ribeiro, reuniu-se, no dia 8 de março de 2016, com o Ministro Federal alemão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento, Gerd Müller.

 

No decurso deste encontro foram abordadas as áreas temáticas e geográficas de interesse comum, nas quais poderão existir oportunidades para uma colaboração mais próxima entre as agências homólogas responsáveis pela cooperação para o desenvolvimento.

Neste quadro, a reunião teve como objetivo fundamental lançar as bases para a formalização, a breve prazo, de um instrumento que permita desenvolver de modo mais articulado e estruturado programas e projetos de cooperação com a participação de Portugal e da Alemanha, explorando as complementaridades existentes.

No dia 7 tiveram lugar reuniões de trabalho com a Corporação Alemã para a Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, GIZ), o grupo bancário Instituto de Crédito para a Reconstrução (Kreditanstalt für Wiederaufbau, KfW) e a agência para o desenvolvimento Engagement Global (Service für Entwicklungsinitiativen).

Estas reuniões permitiram conhecer melhor o modelo institucional alemão de definição, financiamento e implementação das políticas e atividades de cooperação para o desenvolvimento.