Portugal e Guiné-Bissau assinam o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o período 2021-2025

Publicado em segunda-feira, 18 janeiro 2021 20:41

Os governos de Portugal e da Guiné-Bissau assinaram, no dia 13 de janeiro, em Lisboa, o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC), para o período 2021-2025, através respetivamente do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Carla Barbosa.

O novo PEC vem reforçar os laços de cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, apostando nas áreas prioritárias definidas em conjunto, com o duplo objetivo de apoiar a capacitação das instituições guineenses e contribuir para a melhoria das condições de vida da população da Guiné-Bissau. O novo PEC tem um envelope financeiro indicativo de 60 milhões de euros, o que representa um aumento de 50% relativamente ao envelope indicativo do Programa anterior.

As áreas de intervenção prioritária do novo PEC dão em grande parte continuidade àqueles que têm sido os grandes eixos da cooperação entre os dois países: (i) Educação e Cultura; (ii) Justiça, Segurança e Defesa; (iii) Saúde, Assuntos Sociais e Trabalho; (iv) Agricultura, Pescas, Energia e Ambiente; (v) Infraestruturas, Economia e Finanças; e (vi) Áreas transversais.

 

32046 3