Portugal e Moçambique assinam o Programa Estratégico de Cooperação

Publicado em quarta-feira, 08 novembro 2017 07:35

No âmbito da visita a Moçambique da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, teve lugar no dia 6 de novembro, em Maputo, a assinatura do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e Moçambique para o período 2017-2021.

A celebração deste acordo teve lugar após um encontro com a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Nyelete Mondlane, e contou com a participação da Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva e do recém empossado Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos.

Este novo PEC é demonstrativo da vitalidade das boas e sólidas relações existentes entre Portugal e Moçambique, e resulta de um trabalho conjunto realizado entre os dois países, tendo em conta as recomendações resultantes da avaliação realizada ao programa anterior. Em termos setoriais concentra-se essencialmente nas áreas da educação, ciência, saúde, assuntos sociais, justiça, segurança, defesa, energia, ambiente, e apoio às finanças públicas e setor privado e as suas intervenções serão preferencialmente desenvolvidas nas províncias de Maputo, Sofala e Nampula. O envelope financeiro indicativo ascende ao montante total de 202,5 milhões de euros, a ser concretizado em diferentes modalidades de apoio.

Durante a sua visita de três dias a Secretária de Estado terá audiências com o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos, Carlos Bonete, a Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, bem como também com a Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, e com os líderes das bancadas parlamentares.

O programa inclui igualmente visitas à Escola Portuguesa de Moçambique, à Reitoria e à Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane e ao projeto para minimização dos impactos da falta de água no sistema de abastecimento de água à área metropolitana de Maputo. A Secretária de Estado participará igualmente na apresentação do livro Ponta Gea, do escritor João Paulo Borges Coelho, no Centro Cultural Português num evento de apresentação das oportunidades de negócios, organizado pelas empresas petrolíferas Galp e Eni, relacionadas com a exploração do gás natural no norte do país.”

Veja as reportagens:
https://www.rtp.pt/play/p3050/e314802/reporter-africa-2-edicao, a partir de 20:42
https://www.rtp.pt/play/p2245/e315387/africa-7-dias, a partir de 14:54
https://www.rtp.pt/play/p3050/e314452/reporter-africa-2-edicao, a partir de 00:52