Portugal e o Banco Mundial reforçam cooperação técnica

Publicado em sexta-feira, 25 novembro 2022 14:39

No dia 24 de novembro de 2022, Portugal e o Banco Mundial assinaram um Memorando de Cooperação Técnica, (Joint Action Note, na designação em língua inglesa), assinalando o aprofundamento da sua agenda conjunta em prol do desenvolvimento de países parceiros no Sul Global.  

Pela parte portuguesa, o Memorando foi assinado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e pelo Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida. Pela parte do Banco Mundial, estiveram presentes Jacob Kopperud e Penelope Lewis, dos escritórios do Banco em Paris e Roma, respetivamente.

Este Memorando permitirá a mobilização de peritos nacionais para projetos de assistência técnica do Banco em países parceiros, especialmente lusófonos, em quatro áreas de intervenção com valor estratégico para ambas as partes: água e saneamento, ambiente, e-government e economia azul. A vertente da economia marítima inclui literacia oceânica, ciência oceânica, aquacultura sustentável, digitalização azul, inovação azul, estratégia de clusterização e digitalização de portos.

A cooperação com o Banco Mundial envolve a participação de quatro entidades setoriais nacionais – a Direção Geral da Política do Mar, as Águas de Portugal, a Agência de Modernização Administrativa e a Secretaria Geral do Ambiente –, em estreita articulação com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

No âmbito desta visita a Lisboa, os representantes do Banco Mundial tiverem, ainda, oportunidade de reunir com estas quatro entidades nas instalações do Camões, I.P., onde também foram recebidos pela Vice-Presidente do instituto, Cristina Moniz.

Nestes encontros foram discutidas formas de operacionalização do Memorando, bem como áreas e oportunidades de trabalho conjunto.

Esta é a primeira iniciativa deste género realizada com o Banco Mundial e contribuirá para fomentar a ação da Cooperação Portuguesa junto dos seus parceiros estratégicos, em especial os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.

33587 3

33587 4