Portugal e Timor-Leste reforçam Cooperação Bilateral nos setores da agricultura e do café

Publicado em quarta-feira, 10 novembro 2021 09:53

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste assinaram, no dia 9 de novembro de 2021, um Memorando de Entendimento para o reforço da Cooperação Bilateral no Setor da Agricultura, no quadro da implementação do Projeto Quinta Portugal.

Na mesma ocasião foi igualmente assinado o Acordo de Parceria entre o Camões, I.P., o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste e a Universidade de Lisboa/Instituto Superior de Agronomia/Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro, destinado a promover a melhoria da resistência das variedades de cafeeiro Arábica, designadamente à doença da ferrugem, responsável por perdas na produção do café superiores a 30%.

Esta cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural Português em Díli, contou com a presença do Embaixador de Portugal em Díli, do Ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, do Presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, bem como representantes de outras entidades nacionais, públicas e privadas, relacionadas com o setor.

Os investigadores do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro, Vitor Várzea e Maria do Céu Silva, explicitaram o trabalho desenvolvido por este centro de investigação, desde a sua fundação nos anos 1950, sublinhando a importância da identificação, caracterização e distribuição da planta do Híbrido de Timor, no combate mundial à doença da ferrugem. Referiram ainda o trabalho realizado entre 2009 e 2012, com o Ministério da Agricultura e Pescas no âmbito do projeto de cooperação “Extensão Rural”, que possibilitou a formação de técnicos e a caraterização e estudo das raças de ferrugem do cafeeiro existentes em Timor-Leste.  

No quadro da implementação do Projeto Quinta Portugal, esse trabalho terá agora continuidade com o aprofundamento do conhecimento da doença da ferrugem em Timor-Leste, a identificação de plantas produtivas e resistentes à doença, a definição de estratégias de reabilitação das plantações e a adoção de técnicas melhoradas de gestão das plantações, ações muito relevantes no desenvolvimento deste setor e na melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas que em Timor-Leste  dependem da produção e venda de café.

32736 2