Portugal em destaque no 32º Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai

Publicado em terça-feira, 15 abril 2014 13:24

“Portugal desde el margen” foi o título escolhido para a secção especial dedicada a Portugal na 32ª edição do Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai, que decorre em Montevideu até 20 de abril de 2014.

Nos últimos quatro anos, esta é a segunda vez que o festival dedica uma secção à mais recente cinematografia portuguesa, descrita como “uma das mais criativas da Europa” no editorial do catálogo do evento.

O cinema português vai estar representado por seis longas-metragens - Um fim do mundo, Florbela, Lacrau, Deste lado da Ressureição, E agora? Lembra-me e O sabor do leite-creme - e as curtas-metragens O Coveiro, Majhong e Carosello.

E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, encontra-se em competição na secção “Longas-Metragens Iberoamericanas”, Um fim do mundo, de Pedro Pinho, compete na secção “Novos Realizadores”, sendo que O Coveiro e Carosello concorre na “Competição Curtas-metragens”.

O Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai já premiou vários filmes portugueses como Sangue do meu sangue, de João Canijo, Os Lisboetas, de Sérgio Tréfaut, A Morte de Carlos Gardel, de Solveig Nordlund, e a curta-metragem Rafa de João Salaviza.

Paralelamente ao festival, e até 31 de maio de 2014, a sala de exposições da Cinemateca Uruguaia acolhe a exposição Cinema Português, organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e produzida pela Cinemateca Portuguesa. A mostra pretende narrar a história do cinema português desde o seu início até aos dias de hoje.

A exposição apresenta fotografias, reproduções de cartazes de época, artigos de revistas e outro tipo de iconografia a partir de originais que se encontram conservados na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A exposição realiza-se com o apoio do Instituto Italiano de Cultura e da empresa portuguesa Fertiprado-Uruguai.

Mais informações: http://www.cinemateca.org.uy/PDF/475.pdf