Portugal: Encontro de responsáveis das Cátedras José Saramago com o Presidente do Camões, I.P.

Publicado em quinta-feira, 09 junho 2022 11:27

O Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, recebeu, no dia 8 de junho de 2022, na sede do Instituto, os responsáveis pelas Cátedras José Saramago. Durante o encontro foi feita uma apresentação geral da missão do Camões, I.P. nas áreas da Língua e da Cultura, com enfoque na atividade das Cátedras e nas prioridades da Ação Cultural Externa, em particular nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, de que o Instituto é coorganizador.

No âmbito da parceria entre a Fundação José Saramago e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., realizou-se um encontro das Cátedras José Saramago, em Lisboa, de 6 a 8 de junho de 2022. O encontro destinou-se a analisar a situação das Cátedras, bem como a refletir sobre perspetivas de desenvolvimento do seu trabalho e a reforçar os laços de cooperação das Cátedras com a Fundação José Saramago.

Atualmente, há dez cátedras com o nome de José Saramago pelo mundo, a maioria das quais do Camões, I.P., nas seguintes instituições: Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Universidade Federal do Paraná (Brasil), Universidade de Granada (Espanha), Universidade Nacional Autónoma do México (México), Universidade Nacional Maior de São Marcos (Peru), Universidade de Roma Tre (Itália), Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski (Bulgária), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha).

33211 2

33211 3

33211 4