Portugal: Encontros bilaterais à margem da 6.ª Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular

Publicado em quarta-feira, 12 outubro 2022 09:16

Nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, à margem da 6.ª Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. teve oportunidade de reunir com as agências homólogas do Uruguai, do Brasil e da Argentina, tendo em vista aprofundar a colaboração existente no desenvolvimento de projetos em benefício de países terceiros.

No encontro com a AUCI - Agência Uruguaia de Cooperação Internacional, na qual participou também a Fundação Calouste Gulbenkian, fez-se um ponto de situação sobre a atuação conjunta no domínio da saúde em Moçambique e exploraram-se novas possibilidades de cooperação tendo por base as prioridades de cada país.

Com a ABC - Agência Brasileira de Cooperação, foram discutidos projetos em curso, como o projeto “Gorongosa Café”, que tem como objetivo a produção de café sustentável na Serra da Gorongosa, em Moçambique, mitigando os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, tendo ainda sido abordada a possibilidade de novas intervenções de cooperação triangular nos PALOP e em Timor-Leste.

Com a ACIAH - Agência Argentina de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária foi também perspetivada a possibilidade de uma nova parceria tendo como país beneficiário, numa primeira instância, Angola ou Moçambique, no setor da agropecuária.

Constatou-se, de uma forma geral, a vontade partilhada de abraçar novos desafios e incrementar a cooperação triangular, modalidade que continuará a ser prioritária na futura Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, que deverá ser aprovada em breve.

33499 2

33499 3