Portugal entrega a Angola mais 200 mil doses de vacinas contra a COVID-19

Publicado em sexta-feira, 03 setembro 2021 12:40

Portugal entregou a Angola, no dia 2 de setembro de 2021, um novo lote de 200 mil doses de vacinas (AstraZeneca) contra a COVID-19, perfazendo até ao momento um total de 570 mil vacinas disponibilizadas ao país africano.

No momento que antecedeu a entrega, o Encarregado de Negócios, a.i, da Embaixada de Portugal em Angola, José Manuel Correia, e o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, visitaram o centro de testagem pós-desembarque do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no qual são realizados testes rápidos de antígeno à COVID-19 a todos os passageiros provenientes do exterior do país.

O apoio de Portugal ao Plano Nacional de vacinação contra a COVID-19 de Angola iniciou-se em julho de 2021. Um compromisso que, no âmbito do Plano de Ação na resposta sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, foi reforçado durante a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorreu em Luanda, tendo sido entregues outros três lotes de vacinas num total de 370 mil doses, a que se somam as 200 mil vacinas disponibilizadas no dia 2 de setembro.

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.