Portugal envia equipas médicas a Cabo Verde

Publicado em domingo, 16 maio 2021 09:39

O Governo Português envia duas equipas médicas a Cabo Verde, coordenadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) através do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), na sequência da missão de avaliação que esteve naquele país entre os dias 5 e 12 de maio de 2021.

A missão de avaliação, constituída por elementos do INEM e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., teve como propósito identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à atual situação pandémica, tanto no que respeita ao funcionamento dos hospitais, como dos centros de vacinação. Esta missão trabalhou em estreita concertação com as autoridades de saúde de Cabo Verde, na cidade da Praia e no Mindelo.

As duas equipas médicas chegarão à cidade da Praia e ao Mindelo hoje. São constituídas por um grupo de profissionais de saúde do INEM, das Forças Armadas e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, integrando dois médicos com experiência em Cuidados Intensivos e quatro enfermeiros com experiência em Urgência/Emergência e Cuidados Intensivos. 

Têm como propósito reforçar a capacidade de resposta nos dois hospitais centrais nas ilhas de Santiago e S. Vicente. É ainda objetivo destas equipas otimizar a capacitação, através de formação, dos recursos humanos destes hospitais nas áreas do atendimento do doente crítico e tratamento em cuidados intensivos.

Estas ações integram-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Comunicado de imprensa - Portal Diplomático