Portugal está a finalizar relatório sobre Desenvolvimento Sustentável para Apresentar à ONU

Publicado em sexta-feira, 31 março 2017 12:55

O governo conta ter em breve o primeiro relatório nacional sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030, que será apresentado em julho nas Nações Unidas, anunciou a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Falando à margem de um seminário no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, no dia 29 de março de 2017, com várias organizações envolvidas na Agenda 2030, Teresa Ribeiro afirmou que Portugal quer "assumir protagonismo", avançando voluntariamente para uma autoavaliação do ponto onde se está em matérias como a proteção ambiental, combate à pobreza e igualdade de género, que estão entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas.

De 17 a 19 de julho, chegará a Nova Iorque "uma coleção de diferentes contributos" de estruturas da sociedade, desde organizações não-governamentais ao Instituto Nacional de Estatística e empresas.

Cada país apresentará o seu relatório no formato que prefira, mas há grande disparidade entre o que cada nação quer levar a Nova Iorque. O Togo, por exemplo, ficou-se por uma brochura, mas Portugal tem algo "muito mais ambicioso" como objetivo.
Isto comprometerá o país com a agenda 2030, que funciona em cinco eixos genéricos: Pessoas, Prosperidade, Paz, Planeta e Parcerias.

A Secretária de Estado afirmou que Portugal também está a levar os objetivos da agenda para a cooperação, quer seja a avaliar "mais rigorosamente" o esforço de cooperação com os países parceiros da Lusofonia, quer seja a sensibilizar esses países para os objetivos da agenda.

Ao longo de várias horas de contributos partilhados no Instituto de Defesa Nacional, o apelo à igualdade de género, a definição clara de prioridades e chamadas de atenção para o caráter global dos objetivos da agenda foram alguns dos pontos em destaque.

Lusa